sábado, 18 de fevereiro de 2012

Bebê leitor

Algo que me intriga bastante é o tema do gosto pela leitura literária. Penso que todas as pessoas podem adquirir o gosto pela leitura, a qualquer momento da vida, mas percebo que a maioria dos leitores ávidos que eu conheço gostam de ler desde a infância. Então concluo que não é muito fácil, na realidade, tornar-se um leitor na fase adulta. O melhor caminho é ser leitor desde cedo. Quem quiser gostar de ler, seja educado a ler desde sempre. Observe o quadro abaixo, de Nicholas Maes Dutch:

Mother and child at night, de Nicholas Maes Dutch (1634-1693)

A mãe lê para que a criança durma. Provavelmente, esta criança gostará de ler, pois é incentivada oportuna e adequadamente. 

Esta semana observei o meu sobrinho Yago, de 1 ano e 8 meses, brincando com a minha irmã Debora, numa barraca montada no gramado do quintal. Ele ficou feliz em ver a barraca montada e quis entrar, imediatamente. O que me encantou foi ver que o menino pegou um livro infantil, deitou-se na barraca e começou a olhar o livro, como verdadeiro leitor. Comentei com a Debora que o nosso sobrinho ainda não sabe ler, mas já é, evidentemente, um bom leitor.


As crianças acima são estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental. Ainda não sabem ler bem, mas já estão envolvidas com livros e suas histórias contadas em ilustrações. Bem orientados pela professora, como estão sendo, muito provavelmente serão leitores ávidos. Já são, creio.

Não tenho filhos, só sobrinhos, mas devo dizer que todas as pessoas que têm contato com crianças devem participar ativamente da formação do gosto pela leitura literária, nestas pessoinhas que muito rapidamente crescerão e serão adultos. 

Aos que já são adultos e não tiveram o privilégio de receber os dotes do prazer da leitura literária desde cedo, afirmo que sempre há tempo para aprender a gostar de ler. Talvez seja complicado começar com "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, por exemplo. Mas quem sabe se você tentar se deliciar com as "Comédias para se ler na escola", de Luís Fernando Veríssimo? Aos poucos, quando você menos esperar, estará lendo de tudo.

A leitura literária é um prazer incomensurável. Seja qual for a obra, o autor, a época em que foi escrita, a literatura é sempre revigorante. É óbvio que quem lê nunca está sozinho. 

Então leia! Comece agora! 

Abraços a todos,
Késia Mota


Nenhum comentário: